22 fevereiro 2006

A malta do gerúndio

A coerência é uma escolha difícil. Obriga-nos, antes de tudo o resto, a ter consciência própria, o que é algo mais raro que âmbar-cinzento nos dias que correm. Depois, força-nos a trabalhar, a optar, a assumir. Dizer "faço isto" ou "não faço aquilo" ordena que tomemos decisões que implicam abandonar gostos, negar prazeres, subir escadas quando o elevador está perfeitamente funcional.

É por isso que prolifera por aí a malta do gerúndio. A malta que não fode, vai fodendo; que não anda, vai andando; que não sabe, vai sabendo. É a gente que se vai safando pelo Mundo, desenrascando uma vidinha cómoda, suave e modorrenta.

Mas, a mim, a minha vida dá trabalho. Custa-me, todos os dias, opções dolorosas. Porque em nome dessa dita decisão coerente vejo-me forçada a abdicar de experiências, de objectos e de pessoas que me fariam muito satisfeita. A consciente escolha pelas minhas posições e assunções faz-me, no entanto, muito feliz.

E é por ter firmemente optado pelo esforço da coerência que não tenho - nem tenho que ter - paciência ou tolerância pelas incongruências alheias que se plantem na linha da minha vida. Cada um - viva! o direito à licenciosidade individual, já lá dizia o Ministro - é livre de ir fodendo conforme lhe apeteça. Mas eu não sou obrigada a esperar que cada um decida sair de cima. :)

Simples.

7 Somethin' Else:

Blogger Navel escreveu...

Does that have anything to do with my email-doubt?...

fevereiro 22, 2006 6:02 da tarde  
Blogger M. escreveu...

Christ-all-mighty-who-are-in-catholic-heaven, NO!

This is about people who don't fulfill. And that's not your type, luv. :)

fevereiro 22, 2006 6:19 da tarde  
Blogger Navel escreveu...

Well, I thank you for the compliment, beautiful ;)))
Me-and-my-stupid-lack-of-self-belief...

fevereiro 22, 2006 6:26 da tarde  
Blogger M. escreveu...

It's not a compliment, it's the truth. :) - Sounded kind'a like a cheap pick up line, but it's felt, hahaha ;)

Well, it would be a pretty good start to stop calling your lack-of-self-belief stupid :P Honestly, you're a very straight forward woman.

fevereiro 22, 2006 10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...

ora aí está um tema particularmente sensível para mim, o gerúndio, o andar no meio de, nunca foi opção que me passasse pela cabeça e tens razão um gajo não tem q estar pra aturar certas coisas, quem for esperto que se cuide, quem não for que se estampe no meio do caos e da mediocridade, ou seja, que se fo...
tenho dito e tenho q ir tenho a merda dum relatório pra fazer, bjs

fevereiro 23, 2006 11:38 da manhã  
Blogger Lisa escreveu...

É o mal deste país, não se faz, vai-se fazendo. Tudo transitório, tudo medidas para ir testando e ir vendo o que dão, tudo provisório.
O "logo se vê" é tão tuga, não é?
(já agora, vou andando que tenho um almoço marcado :D)

fevereiro 23, 2006 12:39 da tarde  
Blogger M. escreveu...

Filipe,

Não posso estar mais de acordo, como sabes. Aliás, acho que essa é uma das razões pelas quais a intensa empatia se mantém, passados que estão quase dez anos. :)

Nunca fui mulher de meios termos, meias fodas. Tenho um feitio do diabos, mas tento ser muito coerente com os meus princípios e justa com as pessoas com quem partilhe partes da minha vida.

E é precisamente por a mediania não nos entrar pela pele - a duras penas, por vezes - que à medida que fui crescendo deixei de tolerar a indecisão e a desconexão alheias.

É como dizes: quem não quer, que se foda. :)


Lisa,

Verdade... Parece que nunca ninguém está bem nem mal. Anda-se sempre mais-ou-menos. A meio gás, a meio pau. Argh! No meio profissional, então, dá comigo em doida! Juro-te!

A procrastinação é, sem sombra de dúvida, filha de pais lusitanos. :)

fevereiro 23, 2006 3:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home