21 fevereiro 2006

Fale-se menos, faça-se mais

A UNESCO assinala hoje o Dia Internacional da Língua Materna o que significa, para mim e muito provavelmente para quem me estiver a ler, que se comemora o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Acomodados que andamos com o tradicional orgulho tuga, que se arroga tudo o que lhe é dado por inerência apriorista, esquecemo-nos que nada se mantém ad eternum e que a preservação da Língua Portuguesa será, quiçá, um dos maiores desafios nacionais deste novo século.


Exagero? Desenganem-se. Que direito temos nós, os falantes de português europeu, de imperializar uma língua que é já falada por mais brasileiros do que portugueses? Direito de nascença? Arrogamo-nos, demasiadas vezes, o direito natural de posse sobre a língua, esquecendo que, caso se desse a muito defendida cisão entre o dito "nosso" português e o apelidado português "do Brasil", os ferozes derrotados seriamos nós.

A língua, qualquer que seja, é uma entidade viva. Eternamente mutável e ajustável. Que importa pensar, orientar e adequar à evolução social. Sob pena de ser aniquilada no mero decurso da História.

Uma saltada ao Instituto Camões mostra-nos como anda bem mal cuidado o português. Ocultamo-nos atrás de iniciativas pomposas e de produtividade quase nula, alienando as populações e com a maleabilidade de um cadáver recente. Como em tudo, somos na Língua demasiado instituicionais e insuficientemente eficientes.

Eu, pela parte que me toca, ficaria bem mais descansada com uma versão republicana e lusitana da Real Academia Española. A bem da defesa de um Português que já não é o de Pessoa.

2 Somethin' Else:

Blogger Coroneu escreveu...

O Coroneu comcorda plenamemte! À por ai muintas pessoas que falam mesmo male e o Instituto Camões parece ser o lugar do chá das cimco em ves do instituto vivo como a lingua que deveria difundir... É que além dos herros ainda à gente que insiste em estrangeirismos como gate e time consuming e não sei mais o quê que são perfeictamemte endispensáveis!

fevereiro 21, 2006 7:14 da tarde  
Blogger M. escreveu...

LOL!

E mai náda!

fevereiro 22, 2006 9:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home