26 junho 2006

Engenho e arte

Não estive em Portugal durante o Euro 2004. Nem quando o Porto venceu as últimas Liga dos Campeões e Taça UEFA. Por isso mesmo, assistir aos jogos da selecção nas praças públicas deste país é, para mim, um processo empírico em curso. :-)

O jogo com a Holanda foi o melhor case-study deste Mundial até agora. O efeito multidão está sobejamente estudado, mas o exemplo tuga merecia mais detalhe. As decorações, como demonstram as imagens, são do mais engenhoso que imaginar se possa: socorrendo-nos dos instrumentos minimalistas que haja lá por casa conseguimos construir verdadeiras obras-primas do kitsch.



Mas o que mais me fascina é a capacidade de criar literatura que caracteriza os nossos adeptos. Quando entrámos nos seis longos minutos de descontos finais, ouve-se na praça do El Corte Inglés o melhor cântico dos últimos anos "Outra veeez, outra veeez, a Holanda c'o caralho* outra veeez!".

Brilhante! É que somos mesmo os maiores! ;-)

[ * ir com o caralho (gros.) - ser eliminado, ficar fora do jogo, perder.]


Mnemónica precisa-se

By the way, alguém se lembra daquela musiquita que se cantava nas Antas quando alguém à nossa frente ficava de pé e não nos deixava ver o campo? Acho que metia um "ó palhaço" lá pelo meio, mas varreu-se-me da memória...


3 Somethin' Else:

Blogger APC escreveu...

Ahahahah... Demais, demais!
E a letra em apreço é rica, mas sem o registo audio que me permita apreciar a parte melódica, não posso arriscar-me a dizer que seja a nata :-)

junho 27, 2006 1:55 da manhã  
Anonymous Anónimo escreveu...

não te posso ajudar porque não conheço músicas de MURCONS e no meu estádio, onde já assisti a jogos de casa cheia há civilização. ;)

junho 27, 2006 3:09 da tarde  
Blogger M. escreveu...

APC,

Lindo, a sério! Infelizmente não gravei, mas com certeza já terás ouvido a versão "a Inglaterra c'o..." ;-)


Filipe,

Já cá faltava a mania que o verdes são diferentes dos outros... Tss... ;-)

julho 02, 2006 8:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home