01 abril 2006

Um espaço, vários mundos

Assumindo a sua vertente de inspiração londrina, o projecto de renovação do Bazaar foi orientado de raiz para mesclar cultura e lazer num espaço moldável, onde painéis rolantes criam recantos confortáveis e a ponderada iluminação opera a metamorfose final desenhando intimidades.


Miguel Diogo e Artur Alves conceberam meticulosamente a multi-funcionalidade do bar portuense, enquadrando na riqueza arquitectónica da belíssima fachada ribeirinha a matéria-prima crua dos interiores, numa espécie de folha em branco que é possível mimetizar ao bel-prazer das exigências do espaço.

Servindo como bar ao fim de semana, o Bazaar converte-se, de domingo a sexta-feira, em cafetaria e espaço comercial, onde moda, cultura e design interagem numa ecléctica combinação de roupa, discos, jóias, acessórios, livros e peças de decoração. Uma independência estética e cultural ainda escassa na noite nortenha garante a rotatividade de exposições de fotografia, a presença de nomes de qualidade na cabine do d.j. e a mestria imagética das projecções vídeo, conferindo ao espaço uma identidade própria e já reconhecida na Invicta.

Na noite do Cais das Pedras, o vermelho e o negro das cirúrgicas peças de decoração vêm quebrar o branco minimalista que impera no Bazaar que, como uma linha em fluído e constante movimento, se enlaça e expande em bolhas de convívio e conforto que integram sem expôr os que por lá escolhem passar.

Por entre paredes móveis que se vêm fixas, ao redor de mesas estáticas que parecem não estar lá e nas poltronas redondas que surgem do chão como que em geração espontânea, a conversa flui ao som de boa música enquanto o olhar se prende nas imagens que se sucedem, coloridas, por entre o branco discreto da sala. No piso superior segue o bom gosto e escolhe-se uma t-shirt ou uma jóia que nunca se viu...

A noite do Porto há muito que deixou de ser cinzenta e, nesse novo mundo de escolhas, o Bazzar oferece alternativas sorridentes e sólidas. Com fachada de pedra e vista para a luz da noite no Douro.


(In Club Magazine, o novo guia cultural e roteiro nocturno do Norte, Fevereiro de 2006)
[Foto: Bazaar. Texto: todos os direitos reservados a Club Magazine e autora.]

0 Somethin' Else:

Enviar um comentário

<< Home