19 outubro 2006

Apolítica, leiga e humanista

Em Portugal, o movimento cívico que mais se tem destacado na defesa da despenalização da IVG é (precisamente) o Movimento pela Despenalização da IVG. O MDIVG é constituído por um conjunto de cidadãs intimamente ligadas ao Movimento Democrático de Mulheres e à CGTP e preconiza que esta alteração legislativa deveria ser realizada por iniciativa governamental e não por referendo popular.
Essa é uma das razões que me afasta do MDIVG, já que acredito que este é um dos temas a legislar apenas com o aval do expoente máximo do actual sistema democrático - aka referendo. Mas tenho para mim que o mais relevante pomo da discórdia entre a minha posição e a actuação destas senhoras é, sem sombra de hesitação, a politização - ou sindicalização - que têm conseguido atribuir ao tema.
Para mim, enquanto mulher soberana pelo seu corpo, é a minha própria convicção moral e humanista que orienta a minha decisão de sair à rua e ir de encontro ao público na tentativa de potenciar aquilo que considero correcto - a alteração da lei que pune como crime a prática do aborto.

Algumas informações úteis:

Posição do primeiro-ministro sobre a despenalização do aborto (vénia!)

As nove razões para despenalizar o aborto da Associação para o Planeamento Familiar

Dados sobre a legislação que regula a prática do aborto na Europa (actualizados em Fevereiro de 2004)

Posição da International Planned Parenthood Federation (IPPF) European Network sobre o aborto (e a minha própria) - "Abortion should be legal, safe and accessible to all women living in Europe."


1 Somethin' Else:

Blogger SK escreveu...

Onde é que assino?

outubro 20, 2006 3:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home