31 janeiro 2006

Comunicação Não-Verbal

(Este post deveria chamar-se O papel dos signos não linguísticos na dinâmica relacional do Homem - uma abordagem semiótica da dança do pavão humana. Mas era muito académico e muito longo.)

Já repararam que quando estamos emocionalmente libertos - que é como quem diz, não nos sentimos fieis a ninguém que se passeie por este mundo - as pessoas reparam mais na nossa singela existência?? Ou seja, quando deixamos de carregar connosco um certo tipo de ligação relacional com outro ser humano devemos emitir toda uma série de sinais não verbais que avisam o restante mundo dos vivos de que existe em nós uma liberdade (sexual? emocional? pragmática?) que pode ser preenchida. Ando intrigada com a questão, juro. É que de tão não-linguística que a coisa é, ainda não percebi que diabos de postura corporal ou de expressões faciais é que emitimos para causar tão brutal feedback... Mas vou analisar a questão. Detalhadamente, com inquéritos de resposta fechada. Alguém empresta uma câmara de vídeo??

[Ou isso, ou é do Smart... ;)]

14 Somethin' Else:

Anonymous Anónimo escreveu...

Já diria Darwin que o mundo é dos espertos, e ora pois: eu diria que o mai provavel é libertarmos sinais - cheiros, olhares, posturas - que denotam a nossa situação de caçadores ou presas com um mesmo objectivo: alguém-me-agarra-e-me-faz-ter-um-orgasmo.Não há que duvidar. Não é quimica. É fisica. E nem precisa de ser pura. Basta ser dura. Tenho dito.
E sim, chama lá o Padre Amaro!

Kiss,
Martini Chic!

janeiro 31, 2006 10:43 da manhã  
Blogger M. escreveu...

A feminina procura do melhor espécime possível... Hmm... Acabaste de dar um twist muito interessante à teoria evolucionista: o objectivo das fêmeas humanas já não é o aperfeiçoamento da espécie, mas sim o apuramento dos orgasmos! E os homens? Continuam a limitar-se a espalhar a semente??? ;)

Quanto a padres prefiro a versão hispânica (para variar ;)): o García Bernal dá três do Corrula... Como actor, claro!

janeiro 31, 2006 10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo escreveu...

olha nem sei o q te diga, a verdade é q de facto acontece, e SIM, o Smart ajuda porque dá uma pinta dos diabos. Mas acho q tem tudo a ver com a questão de estar disponível para. quando a disponibilidade é interior isso passa para os outros, somos mais atentos, reagimos mais facilmente, somos muito mais livres e estamos com muito menos "merdas" no relacionamento interpessoal, se calhar achamos mais rapidamente que não temos nada a perder e a ânsia de ganhar, assim como a ganância, são duas características visíveis a olho nu!!! quanto aos homens isso de espalhar a semente é duvidoso, macacos sempre houve, mas não falem dos homens assim. eu acredito tanto nos meus neurónios como na minha semente... :)

janeiro 31, 2006 2:23 da tarde  
Blogger M. escreveu...

Bem vindo, bem vindo! Muito bom ter-te por cá, obrigada pela visita!

É lindo o meu Smartmobile, confesso a minha paixão ;)

O que me intriga é a involuntariedade da coisa. Porque o facto de não sermos território ocupado (que não anexado, entenda-se) não é sinónimo de estarmos disponíveis para o que quer que seja. [Assim como o facto de sermos uma metade numa relação não elimina que estejamos disponíveis, mas isso são outros quinhentos e nem quero ir por aí.]

O objecto de estudo neste momento é que sinais transmitimos sem o saber ou provocar. O que me parece é que anda por aí muita gente a confundir individualidade com disponibilidade e a assumir que quem está a solo incorpora essa tal ânsia de ganhar algum valor acrescentado. O que me surpreende é constatar que, pelos vistos, quem não anda a fazer prospecção de mercado também emite esses sinais subliminares. :)

Concordo em absoluto que é positivamente falacioso meter todos os homens no mesmo saco. E concordo ainda mais com a classificação simiesca dada aos espalhadores de semente :) E levo a minha crença na plenitude do ser humano ao patamar da religião: corpo, mente, coração e espírito, com menos não me contento!

janeiro 31, 2006 3:05 da tarde  
Blogger girl escreveu...

Por acaso penso que se passa o contrário. Por exemplo a nivel sexual, uma mulher satisfeita, com vida sexual activa,apresenta todo um estado de espirito de alegria, luminosidade, aquele sorriso constante no rosto, aquele brilho no olhar (isto só a nível sexual, já para não entrar na expressão de satisfação emocional). Isto nota-se numa mulher e chama a atenção. Por seu lado, uma mulher que se apresenta livre mas com aquele ar de " esfomeada" faz afastar os que o rodeiam. É uma comunicação mais agressiva que, na minha opinião, acaba por sortir o efeito contrário... Não sei se me fiz entender... Mas sinto isso comigo e com as pessoas que me rodeiam...

janeiro 31, 2006 3:52 da tarde  
Blogger M. escreveu...

Olá sldance, bem vinda :)

Concordo com o teu ponto de vista pelas razões mais pragmáticas possíveis. Uma mulher enamorada (e sexualmente completa) tem um brilho próprio, uma luminosidade que vai do sorriso à pele, passando pelos gestos e pela postura física que assume no mundo. E isso torna-a naturalmente mais atraente.


Acho que será lícito concluir que a reacção externa que demonstram perante nós deve ser alvo de análise casuística e não de generalizações quanto a possíveis manifestações inconsciente e não-verbais de interesse ou disponibilidade.

janeiro 31, 2006 5:07 da tarde  
Blogger Lisa escreveu...

Quanto ao resto, não sei, que sou uma p´´essima leitora de sinais, a começar pelos próprios;)
Mas quanto ao Smart, não podia estar mais de acordo.Giiiiro. E eu, ainda mais gira, por o ter escolhido :D

janeiro 31, 2006 5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...

Isto devia era ser o Blog das smartistas!


O meu é cinza... A minha gatazana de estimação!


Martini Chic

fevereiro 01, 2006 10:00 da manhã  
Blogger M. escreveu...

Lisa, porque é que achas que pedi uma câmara de filmar?? ;) A ver se a autoscopia me ilustrava alguns... hmm... sinais... :)

E o Smartmobile é uindo! Grande escolha, és das nossas: gira, gira, gira! :)

Martini, luv, vamos promover o primeiro encontro nacional de Smartistas este Verão? Costa Alentejana? ;)

fevereiro 01, 2006 10:26 da manhã  
Blogger Lisa escreveu...

O smart é uíndíssimo, charmoso e tudo e tudo. Mas o meu é o forfour, que de vez em quando preciso de mais espaço. Aquilo rebate os bancos et voilá, tenho uma carrinha! Já o enchi de tudo e mais alguma coisa, e porta-se lindamente. E gasta pouco, guia-se bem, estaciona-se ainda melhor. É a minha cara.

fevereiro 01, 2006 11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo escreveu...

Miriam... Vamos la ao encontro... Eu até acho que ter um Smart é a melhor Comunicação Não-Verbal que podemos ter... Passa a imagem chic, trendy, indepedente e fashion... Que temos! :)

Martini!

fevereiro 02, 2006 9:47 da manhã  
Blogger M. escreveu...

Declare-se oficialmente criado o Clube Nacional da Defensoras do O Meu Smart é o Meu Melhor Amor :P

fevereiro 03, 2006 3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

maio 27, 2006 2:42 da manhã  
Blogger M. escreveu...

Caro(a) Anónimo(a),

Obrigada pela visita e ainda bem que gostou.

Claro que conheço o smartistas! A bíblia do donos dos smartmobiles!! :-)

E a ver se não falho o próximo encontro!

maio 30, 2006 3:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home