23 janeiro 2006

19.068

Dezanove mil e sessenta e oito cidadãos portugueses, em pleno uso das suas faculdades mentais (crê-se), exerceram o seu direito de voto ontem e determinaram a vitória do Prof. Aníbal Cavaco Silva, carregando-o em ombros direitinho da Lapa a Belém. Que sirva de reflexão o número para todos os que dizem que "o meu voto não muda nada".

Confesso que sou razoavelmente ditatorial no que toca a eleições. Para mim, era cá como é no Brasil e vai tudo exercer o seu direito obrigado e sob pena de receber voz de prisão caso não o faça. Aumentem-se os nulos e os brancos, mas arrume-se com a abstenção. Até porque o bom do Tuga tem a mania que tem opinião, portanto sendo forçado a ir votar o belo do votinho seguramente irá fazer uma opção por um dos quadradinhos. Se temos a mania que somos chicos-espertos, que o sejamos ao serviço do país. Do tal bem que, não sendo comum, é de todos.

O rato seco ganhou. É o 18º Presidente da República portuguesa. O Presidente, dizem, de todos os portugueses. Meu não será seguramente, que eu não me deixei levar no óbvio, transparente e básico branqueamento de imagem que a maltosa do marketing tentou fazer nos últimos 2 meses, passando uma imagem de alguém que aprendeu muito nos últimos dez anos, que se tornou num pai de família ponderado e reflexivo e que apenas se serve na economia em prol do bem social. You know what? Bullshit!!!

Cavaco continua o que sempre foi: desinformado, rígido, teleguiado. Se vai ser um bom PR? E houve algum que tenha sido um mau chefe da nação? Ou bom, já agora? Apesar dos poderes que a Constituição lhes confere [Parte III - Título II - Capítulo II] não serem nem tão poucos nem tão despicientes como é costume apregoar-se pelos media e pela opinião (?) pública, o certo é que os nossos PPRR incorporam inevitavelmente a suave modorra nacional. Multiplicam-se na diplomacia de trazer por casa, abraçam causas sociais mais ou menos consensuais e distribuem porcelanas, cristais e medalhas. Desígnios nacionais! Verdadeiros desígnios nacionais!

No entanto, a hereditária paz podre não será argumento nem para o desinteresse político, nem para a apatia partidária. Se fossemos coerentes, não seria. A falência do sistema democrático português assenta raízes em águas muito mais profundas do que aquelas por onde navega o generalizado desinteresse ocidental. Somos os mesmos desde o século XV. E não há volta a dar a esta ausência de características anglo-saxónicas da massa do sangue. Há afloramentos de génio, aqui e além, mas são rapidamente reduzidos a chamas-piloto pelo famosíssimo sistema, que é o nome que damos à estupidez nacional para não termos que nos preocupar com ela.

Fiquei contente com o facto de uma candidatura independente ter conseguido tantos votos como os que foram dados a Alegre, apesar de achar que ele não tem o mínimo perfil para assumir a presidência da república. Fiquei contente por o tal de "povo" ter mostrado a Mário Soares que a falta de palavra e os retornos inconsequentes à quadragésima vez deixam de funcionar, apesar de considerar que Soares é o único político português. Todos os outros actores da cena partidária actual não passam de carreiristas.

Fiquei contente por Garcia Pereira ter concorrido, porque prova que continua a haver espaço na sociedade para o resmungo ideológico, apesar de me parecer que o senhor cada vez menos diz coisa com coisa. Fiquei contente por Jerónimo ter ganho em Beja e provado que o comunismo ainda mexe, apesar de ser o mesmo de há 35 anos atrás e de se mostrar mais fechado que uma ostra de cultivo a qualquer tipo de evolução ideológica, política ou de actuação.

Fiquei contente por ter votado no Louçã, porque acho que precisamos de gente fresca nas instituições portuguesas, apesar de o dirigente do BE ter entrado, nesta campanha, num tom positivamente monocórdico no que disse respeito à extrapolação das questões sociais do país e das funções institucionais do cargo a que se candidatava.

Só fiquei triste com uma coisa. Temos, daqui a pouco mais de 40 dias, um chefe supremo da nação portuguesa que me parece uma versão animada do Miguelito da Mafalda. Mas moreno, feio e algarvio.

0 Somethin' Else:

Enviar um comentário

<< Home