08 janeiro 2006

Pedra feita em luz

Linhas suaves e jogos translúcidos de cor e luz são a base na qual assenta o ambiente intimista do Tipografia. Inaugurado há 13 anos, o espaço famalicense assume a sua vertente estética de corpo e alma e convidou o arquitecto Luís Sepeda a remodelar um espaço já de si ímpar. Os resultados foram os melhores; o Tipografia é, hoje, um dos mais acolhedores e confortáveis interiores da noite do Norte e já viu o seu trabalho de decoração premiado.

A conjugação de elementos tradicionais, como a pedra crua das paredes ou a calçada calcária que rodeia o bar, com as peças minimalistas da área de convívio é perfeita. As formas são suaves e as linhas curvas, de uma simplicidade conjugada com bom gosto e funcionalidade.


Com um pé direito suficientemente alto para criar um volume inusitadamente elevado num bar, o Tipografia deixou o recorte do telhado à vista, forrando-o com madeira envernizada, naquele que é um apontamento fiel à construção original do edifício e que contribui para reforçar a perfeita união entre o histórico e o contemporâneo.

A luz, mais que qualquer outro elemento, desenha o interior do Tipografia. Os reflexos suaves da luz indirecta nas divisórias de acrílico transparente, a par das colunas e mesas que constituem em si mesmas peças de iluminação, envolvem as várias áreas num recorte contínuo de conforto e intimidade. O espaço reservado aos barmen prima pela inovação; o equipamento de distribuição de bebidas é raro em Portugal e a organização funcional de toda a zona de serviço garante que a excelência marca presença também do lado de lá do balcão.

Mais do que um bar, o Tipografia é uma sala de bem-estar, onde a sobriedade e a discrição são os anfitriões da noite. Em Famalicão. A não perder.


(In Club Magazine, o novo guia cultural e roteiro nocturno do Norte, Janeiro de 2006)
[Foto: Deck97. Texto e foto: todos os direitos reservados a Club Magazine e autores.]

0 Somethin' Else:

Enviar um comentário

<< Home